Teatro: Solicitamos o recuo dos tapumes para melhoria da mobilidade urbana do local



       Neste dia 20 de julho de 2020, solicitamos através de Requerimento nº 946/2020 ao Secretário de Infraestrutura de Patos-PB para realizar a relocação dos tapumes que cercam os serviço da construção do Teatro Municipal nesta cidade de Patos-PB.

       Em abril de 2013 teve início da construção do Teatro Municipal do Município de Patos-PB, uma obra orçada em mais de 3 (três) milhões de reais e com previsão para entrega em 2018, onde foram realizados vários serviços, iniciando com a demolição da edificação existente e com isso foram colocados tapumes para proteção dos transeuntes. Que a referida obra não foi concluída, estando todo este tempo de forma lenta seus serviços sendo realizados, trazendo grandes problemas para o município, entre um deles o da mobilidade urbana; Que no início da construção se aplicou o § 2º do artigo 116 do Código de Urbanismo que diz: “O tapume deverá ser mantido enquanto perdurarem os trabalhos capazes de afetar a segurança dos transeuntes”, devido ao risco das demolições e trabalho de fundação, onde os tapumes foram colocados nas vias, tornando-as estreitas com riscos eminentes de acidentes envolvendo pedestres, ciclistas e condutores de veículos.

       Que há muito tempo os serviços estão na fase de acabamento, e que os tapumes agora deverão obedecer ao Inciso I do artigo 117 do Código de Urbanismo que diz: “A linha de locação para implantar o tapume não poderá exceder a metade da largura do passeio”. Assim, solicitamos que sejam relocados os tapumes de proteção da construção do Teatro Municipal, para trazer uma melhor mobilidade urbana com mais segurança para todos e um maior conforto de moradores do local que tem seus deslocamentos, estacionamentos e uso das garagens prejudicadas pela situação atual.

     Ainda relato que no dia 04 de fevereiro de 2020 o Ministério Público Federal (MPF) na Paraíba instaurou um Inquérito Civil para apurar supostas irregularidades na construção do Teatro Municipal de Patos. A Portaria assinada pelo procurador da República, Tiago Misael de J. Martins, foi  publicada no Diário Oficial Eletrônico do Ministério Público Federal (DMPF-e), desta terça-feira (4).
No inquérito, o MPF quer identificar o motivos das obras para a construção do equipamento estarem paralisadas. A construção do teatro é fruto de convênio do Município de Patos com o Ministério da Cultura. 


    "Converta-se a Notícia de Fato nº 1.24.003.000273/2019-55, em INQUÉRITO CIVIL, corrigindo-se o objeto para “apurar as causas da paralisação das obras decorrentes do Convênio SIAFI nº 773771/2012, celebrado com o Ministério da Cultura e o município de Patos-PB, para construção do Teatro Municipal”, a fim da regular e formal coleta de elementos destinados a auxiliar a formação de convicção ministerial acerca dos fatos, autuando-a e procedendo ao registro da presente instauração na capa dos autos e no sistema informatizado de cadastro (Único) desta Procuradoria da República”, diz trecho a portaria.

Fontes:


















Vereador Capitão Hugo
"Trabalhando pelo bem comum"

0 Comentários