Audiência Pública II: Pirólise, conheçam uma alternativa para a destinação sustentável do lixo urbano




       Foi realizada na noite do dia 03 de junho de 2019, segunda-feira, na Câmara de Vereadores, audiência para debater a destinação correta do lixo (Aterro Sanitário) e a Coleta Seletiva do nosso município de Patos.
      Estiveram presentes o Secretário do Município de Patos, Silvio Moreira, bem como o Procurador do Município, Jonas Guedes que representou o prefeito interino, Sales Júnior. Como também o Giaasp, nas pessoas do presidente Luciano Dias e de Everaldo Nunes, a Associação de Catadores de Resíduos Sólidos, professor Jacob Souto, representando a UFCG, Yeuri Amaral representante técnico da Conflora, César de Sá representante da Academia Patoense de Artes e Letras entre outros convidados.
       Após a explanação de modelos de destinação correta dos resíduos, Silvio Moreira explicou que a Prefeitura de Patos levará adiante o processo apresentado, pois, o mesmo não prejudica a função dos catadores e nem a produção dos compostos orgânicos. 
        O Sistema de Pirólise, sistema apresentado na audiência por Fernando Yplá, transforma o lixo em uma fonte geradora de energia limpa. Ele não exclui a coleta seletiva 
      “A (pirólise), além de gerar o gás, que pode ser utilizado em geradores de energia elétrica, também gera um bio-óleo. Esse óleo pode ser também processado e transformado em gasolina, óleo diesel e também um óleo chamado BPF que é o chamado de Baixo Ponto Difusão que pode ser usado em caldeiras e na produção de asfalto”, explicou Silvio Moreira.
     No uso da tribuna da Casa Legislativa, o Procurador do Município, Jonas Guedes, informou que há uma sentença no Ministério Público Federal onde ordena que o município deve construir o seu Aterro Sanitário. Ainda de acordo com o Procurador, na última reunião com o Ministério Público Estadual e Federal, houve a determinação da elaboração do estudo e trazer profissionais para abordar o tema. Ele ainda acrescentou que na última reunião com a SUDEMA, o MPF e MPE, a SUDEMA emitiu um parecer desaprovando a área para a construção do aterro sanitário, sendo que o órgão justificou a proximidade de residências e adutora. O Secretário de Meio ambiente realizou um novo cronograma de estudo e Patos já cumpriu o novo plano de trabalho.
      A pirólise rápida de biomassas é um processo de conversão termoquímica que ocorre a elevadas temperaturas (i.e., em torno de 500 °C) na ausência de oxigênio, o qual permite a obtenção de bio-óleo, gás e carvão a partir das mais diversas fontes de biomassa. 
      A Lei nº 12.305/10, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) é bastante atual e contém instrumentos importantes para permitir o avanço necessário ao país no enfrentamento dos principais problemas ambientais, sociais e econômicos decorrentes do manejo inadequado dos resíduos sólidos.
      Ela prevê a prevenção e a redução na geração de resíduos, tendo como proposta a prática de hábitos de consumo sustentável e um conjunto de instrumentos para propiciar o aumento da reciclagem e da reutilização dos resíduos sólidos (aquilo que tem valor econômico e pode ser reciclado ou reaproveitado) e a destinação ambientalmente adequada dos rejeitos (aquilo que não pode ser reciclado ou reutilizado). 
 Conheçam o sistema PIRÓLISE 


USINA DE PIRÓLISE PARA TRATAMENTO DE RESÍDUOS URBANOS




    Precisamos urgentemente resolver o problema do lixão de nossa cidade para resolvemos muitos problemas, como a poluição ambiental do ar e de nossos rios, geração de emprego e desenvolvimento com a construção de de um aeroporto moderno para atender a toda a região sertaneja.




Vereador Capitão Hugo
"Trabalhando pelo bem comum"


0 Comentários