Neste dia 17 de dezembro de 2018, podemos dizer que seja um dia histórico para cidade de Patos, onde em 2014 estava na coordenação da Sudema do núcleo Patos, quando realizamos as delimitações das áreas de preservação dos rios Espinharas, Da Cruz e Farinha em sua parte urbana.
Com o apoio do Prefeito Bonifácio Rocha, das secretarias municipais (Seinfra, Serviços Públicos, Defesa Civil e Meio Ambiente) e estadual (Sudema e AESA), como também de outras instituições ( UFCG, IFPB, OAB, Polícia Ambiental e Bombeiro Militar) e sociedade civil organizada (GIAASP e ROTARY), foi iniciado a preservação dos rios, começando pela supressão das vegetações invasoras (algarobas) das calhas dos rios com o objetivo de deixar as passagem livres para as correntes de água, reduzindo as probabilidades de enchentes e prejuízos sociais e econômicos para os ribeirinha.
Que continuamos vigilante no andamento dos projetos em suas outras etapas a seguirem, como:
1 - Supressão da vegetação das calhas rios:
Corte da vegetação invasora que se encontra dentro dos rios.
Projeto em andamento.
1 - Supressão da vegetação das calhas rios:
Corte da vegetação invasora que se encontra dentro dos rios.
Projeto em andamento.
2 - Revitalização das matas ciliares;
Projeto que deverá ser iniciado nas Áreas de Preservação Ambiental (APPs), ou seja, as que ficam nas margens dos rios, após aprovação da Sudema do Plano de Recuperação das Áreas Degradas, que esta em fase de conclusão.
3 - Saneamento básico de todo município de Patos;
Que já se encontra disponível na Caixa Econômica Federal, recursos de 230.000.000,00 (duzentos e trinta milhões) e projeto da CAGEPA para análise e aprovação do órgão federal para ser iniciado a obra.
4 - Desassoreamento das calhas dos rios:
Uso de maquinas para drenar e retirar barreiras, com objetivo de aprofundar o rio em relação aos níveis das ruas urbanas. Neste caso, haverá a necessidade de recursos federais, pois é uma grande demanda de trabalho.
5 - Construção de Parques Lineares:
Projeto que poderá ser realizado, acompanhando a revitalização das matas ciliares, transformando áreas dos rios em parques e campos para práticas esportivas com postes com iluminação FOTOVOTAICO nas margens dos rios.
Não podemos mais deixar os trabalhos pararem, e sim, com o apoio e mais parcerias, darmos continuidade para os objetivos serem alcançados.
Vereador Capitão Hugo
"Trabalhando pelo bem comum"
0 Comentários